SAEDE



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Serviço de Atendimento Educacional Especializado





























O SAEDE ou Sala Multifuncional tem a modalidade de atendimento prestada pela escola da rede regular de ensino, no sentido de oferecer o suporte necessário aos educandos, portadores de deficiência, para o acesso ao conhecimento, possibilitando novas oportunidades as crianças esepciais e de novas experiências para elaborar o saber escolar, sendo que o professor não deverá repetir os mesmos procedimentos ou atividades que são realizadas em sala de aula do Ensino Regular; sendo parte integrante do projeto político pedagógico da escola (PPP) responsável pelo funcionamento do Serviço. O atendimento oferecido pelo SAEDE ocorre em horário oposto da Sala de ensino regular, por meio de atendimento coletivo e/ou individual. O serviço prestado pelo SAEDE reúne recursos e estratégias que buscam promover interesse e criar possibilidades no aluno, bem como oportunidade de acesso a bens e serviços, informações e relações no ambiente em que vive. Este suporte tende a favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no ambiente escolar e comunitário. Debates, pesquisas, registros, vivências, são alguns processos pedagógicos pelos quais os conteúdos das disciplinas vão sendo espontaneamente chamados para melhor esclarecer os temas/assuntos em estudo.

O processo de avaliação que é coerente com uma educação inclusiva, acompanha o percurso de cada estudante, a evolução de suas competências e conhecimentos.
A avaliação é realizada para levantar dados para melhor compreensão do processo e aprendizagem e para o aperfeiçoamento da prática pedagógica. A avaliação necessariamente deve ser dinâmica, contínua, mapeando o processo de aprendizagem, os alunos em seus avanços, retrocessos, dificuldades e progressos. Registros e anotações diárias do professor, os chamados portfólios e outros arquivos de atividades dos alunos, relatórios e caderno individual do aluno também são fontes de segurança e vivência didática para o educando e seu educador.

A autoavaliação também é uma forma expressiva e de grande valia para o SAEDE. Cabe ao professor criar instrumentos que exercitem, auxiliem os alunos a adquirirem o hábito de refletir sobre as ações que realizam na escola e como estão vivenciando a experiência de aprender.
A educação especial deve ser entendida como processo interdisciplinar que visa á prevenção, ao ensino e a reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades, objetivando sua inclusão mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos. Em âmbito educacional, como uma modalidade que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, organizadas para apoiar, complementar e suplementar a aprendizagem dos educandos.

Segundo a Convenção da ONU, sobre os direitos das pessoas com deficiência, de dezembro de 2006, define pessoas com deficiência, aquelas que possuem impedimentos de natureza física, intelectual, ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas. (...) (FCEE,2006)

A educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças.Nas escolas inclusivas, ninguém se conforma a padrões que identificam os alunos como especiai, normais e comuns Todos se igualam pelas suas diferenças!

                                                                            (Ministério da Educação, Brasília, 2010


Acessibilidade


A quebra de barreiras atitudinais começa dentro de cada um de nós, na forma como sentimos e lidamos com as diferenças dentro da nossa própria família, no nosso trabalho e na nossa comunidade.
Adilsom Ventura





























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