História da Escola



Histórico da Comunidade Escolar
Desde 30/03/1970



A Escola de Ensino Fundamental Encano do Norte, situa-se àss margens da BR 470 - Km 65 nº 4230, no Bairro Encano do Norte, na cidade de Indaial (SC). É mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e administrada pela Secretária de Estado da Educação.
Até a década de 70 a escola funcionava em condições precárias numa casa particular próximo a sociedade Recreativa Glória, no Encano do Norte. Naquela época a escola aera mantida pela prefeitura municipal de Indaial e os professores eram escolhidos entre os moradores que dominavam a leitura e a escrita. Porém, a escola ainda não atendia a todos e os alunos que tinham acesso à escolarização, eram os filhos de colonos com melhor poder aquisitivo.
Com a construção da rodovia BR 470 já na década de 70 ligando vários municípios e servindo de corredor para transportar um numero maior de pessoas e de produtos, aumentou a necessidade por uma escola que universalizasse o atendimento. Foi então que políticos e a comunidade se mobilizaram e conseguiram que o governo construísse uma escola mantida pelo Estado e que atendesse toda a comunidade do bairro Encano do Norte. No local onde a escola funcionava com instalações simples foi construída uma sala, um gabinete, uma cozinha pequena e um banheiro.
A escola recebeu o nome de Escola Isolada Encano do Norte e passou a atender aproximadamente  80 alunos de 1ª a 4ª série no período intermediário.

Porém, a estrutura organizacional ainda era insuficiente e a unidade não tinha o cargo de Diretor oficializado: a professora Hanelore Thurow era quem respondia pela escola. O ensino era ministrado por quatro professoras: Professora Hanelore Thurow, que se revezava entre as funções administrativas da escola e o magistério, Ppofessora Conceição de Pinho, professora Sueli da Veiga e professora Sônia Maria Pavese, que ainda lecionava nesta unidade escolar atualmente Escola de Ensino Fundamental Encano do Norte.
Na década 80 a escola organizou sua estrutura administrativa, época em que formou-se a Associação de Pais e Professores (APP). Em 1988 com ajuda da APP a escola foi se ampliando gradativamente, foram construídas duas salas de aula para a implantação de 5ª a 8ª séries e a escola passa a denominar-se Escola Básica Encano do Norte. No ano seguinte a quarta sala de aula é construída juntamente com a sala dos professores e ampliação das instalações da secretaria. Em 1990 foi instalada uma pequena biblioteca e a escola passou a ter duas alas. Neste mesmo ano havia 38 alunos matriculados na 5ª série e 32 na 6ª série e, pelo que consta nos registros da escola, entre 1991 e 1992 foi implantada a 7ª e 8ª série.
Em 1999 o governo do Estado construiu a área administrativa composta de uma sala de direção com um banheiro, sala para professores, sala para apoio pedagógico, secretaria e depósito de material didático. Também foi construída a quadra de esportes. No ano seguinte o governo do Estado destinou uma verba para construir uma cozinha, um depósito para merenda e um refeitório. No ano de 2000 a escola foi reconhecida como Escola de Ensino Fundamental Encano do Norte.
Atualmente a unidade escolar atende aproximadamente 220 alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental na faixa etária de 03 a 16 anos distribuídos em nove turmas em período matutino e vespertino.
Ao longo dos 44 anos de existência na comunidade, a Escola de Ensino Fundamental Encano do Norte passou por ampliações e reformas no plano físico e pedagógico, mudando o conceito que a comunidade tinha da escola.

 Fevereiro 2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário