O Programa
BREVE HISTÓRICO
Em 1996, com a nova lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), criou-se a parte diversificada do ensino, concebida para que as escolas pudessem contemplar, no seu currículo escolar, alguns conteúdos que refletissem a realidade local onde estavam inseridas, sem prejuízo da base nacional comum.
A partir da abertura dada pela LDB, o ensino do cooperativismo nas escolas viabilizou-se por meio do Programa Cooperjovem, criado no ano 2000, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP). O objetivo do programa se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir de princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina cooperativista. O programa reforça o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, respectivamente: Educação, Formação e Informação; e Interesse pela Comunidade. Valorizando a formação/capacitação continuada, o Cooperjovem beneficia professores e alunos de cooperativas educacionais e da rede de ensino público de todo o país.
O ano de 2001 foi marcado pelas cerimônias de lançamento do programa em vários estados. Em Santa Catarina, o projeto piloto foi implantado no município de Palmitos, nos dias 22 e 23 de maio de 2001, com a parceria do Sescoop Nacional, SESCOOP/SC e Cooperativa A1. Na ocasião, foram capacitados 36 professores de 04 escolas do município de Palmitos e 02 do município de Mondai. De 2002 a 2009, o programa chegou a ser desenvolvido com a parceria de até 08 cooperativas e 19 escolas no Estado.
Em 2010, o Conselho de Administração do Sistema OCESC-SESCOOP/SC, entendendo como prioritário o fortalecimento e a expansão de parcerias do Cooperjovem, fez-se necessário a elaboração de um projeto de reestrutução do processo metodológico do programa. Visando atender às necessidades detectadas em âmbito estadual, o projeto culminou no aperfeiçoamento das etapas de formação e no estabelecimento de novos critérios para sua implementação nas escolas.
O PROGRAMA
O Programa Cooperjovem tem abrangência nacional, é implementado pelas Unidades Estaduais do Sescoop e cooperativas parceiras do programa. No Estado de Santa Catarina, realiza-se em escolas da rede de ensino público com o apoio das Secretarias Municipais e/ou Gerências Regionais de Educação. Atende a professores e alunos de todo o ensino fundamental, com a intenção de disseminar os ideais cooperativistas por meio de ações participativas e cooperativas.
A concepção e implantação do Programa devem-se à corresponsabilidade assumida pelo Sescoop/Unidade Nacional e Unidades Estaduais frente à educação de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, buscando viabilizá-la em parceria com as escolas. Em razão disso, destaca seu compromisso com a formação dos professores e o acompanhamento das ações plenamente associadas à estrutura disciplinar adotada pelas escolas e a consideração da interdisciplinaridade e transversalidade. Aposta no diálogo permanente entre saberes prévios, objetivos, conteúdos curriculares e acontecimentos que afetam a vida das coletividades, os quais rodeiam cotidianamente as experiências pessoais e sociais dos alunos.
Para isso, propõe o tratamento transversal dos conhecimentos historicamente produzidos e a interação das disciplinas curriculares com os temas propostos pelo Programa Cooperjovem, objetivando que as novas aprendizagens promovam o desenvolvimento integral dos alunos e potencializem as competências indispensáveis aos cidadãos do Século XXI (ser, conviver, conhecer, fazer). Espera-se, ainda, que os alunos participem da vida social e cidadã, que convivam democrática e solidariamente, que sejam críticos e criativos, vislumbrando no cooperativismo uma alternativa que pode ser viabilizada, em tese, por todos.
Por ser um programa social complementar à escola, com vistas à disseminação dos valores e princípios do cooperativismo pela via da educação cooperativa, seu público passa a ser também as comunidades onde se inserem essas escolas, transcendendo atividades meramente escolares e expandindo-se para práticas sociais mais amplas, a exemplo de ações empreendedoras e protagonistas da própria comunidade, apoiadas em novos saberes e meios de intervenção social de base cooperativa, em parceria com organizações cooperativistas.
METODOLOGIA
A presente metodologia pressupõe a relação entre o objeto do Programa Cooperjovem e o currículo escolar, de modo a tratar transversalmente dos temas relacionados ao cooperativismo, tal qual deve acontecer com outras temáticas que fazem parte da vida em sociedade e que podem interferir positivamente na formação global de crianças e jovens. Contempla orientações didático-pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de competências, daí a inclusão de três dimensões norteadoras: aprendizagem de conceitos, desenvolvimento de competências e práticas de intervenção social.A formação continuada dos professores é outro elemento constitutivo da metodologia que, por estar estruturada na relação teoria e prática, oferece situações de ampliação do universo conceitual articuladas com a aplicação de estratégias didático-pedagógicas que invistam no desenvolvimento de competências condizentes com a prática cooperativista.
(Fonte: http://www.ocesc.org.br/cooperjovem
P R O J E T O M Ú S I C A
N A ESCOLA
PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLA - SESC
1) TRANSANDO SAÚDE
JUSTIFICATIVA
Para prevenir doenças sexualmente
transmissíveis, o Sesc leva a todo o país o projeto Transando Saúde. Por meio de
palestras com especialistas, profissionais da saúde e ações educativas, o
Transando Saúde chega às escolas e empresas. O objetivo é informar sobre temas
relacionados à sexualidade e métodos contraceptivos seguros.
OBJETIVO
Promover o desenvolvimento de ações
educativas em saúde de forma contínua, desmitificar tabus a respeito da
sexualidade, das relações de gênero e das formas de prevenção
e colaborar para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis em diferentes faixas etárias.
e colaborar para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis em diferentes faixas etárias.
METODOLOGIA
Palestra em loco abordando procedimentos de
prevenção e orientação com atividades didáticas, discussão em grupo e exposição
de materiais preventivos.
Público-alvo: Estudantes
do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
2) ÁLBUM DE FAMÍLIA
JUSTIFICATIVA
O Projeto Álbum de
Família aborda a saúde sexual e reprodutiva, contribuindo para a garantia dos
direitos reprodutivos, particularmente no que se refere a liberdade e a
responsabilidade de se decidir o número, a frequência e a oportunidade de
gerar.
Temas: métodos contraceptivos, gravidez indesejada,
gestações de alto risco, abortos, mortalidade e preparação para o futuro.
OBJETIVOS
Orientar
as pessoas sobre Planejamento Familiar, prevenir a gravidez indesejada e
preservar a saúde sexual entre os parceiros.
Público-alvo:
Estudantes do Ensino Fundamental a partir da 6ª
série de Escolas Públicas Municipais e Estaduais, professores e educadores.
JUSTIFICATIVA
Oferecer aos
alunos da escola a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos de
informática, bem como, os fundamentos para o uso correto de computadores,
programas, internet, dentre outras ferramentas tecnológicas presentes na sociedade.
OBJETIVOS
Qualificar o aluno para operar corretamente os programas de computador voltados para a administração dos dados e uso das ferramentas básicas para a produção acadêmica.
METODOLOGIA
Aulas práticas no laboratório
de Informática com atividades voltadas aos temas de classe e experiências com
atividades operacionais básicas.
PROJETO "BLOG do Aluno"
PROJETO "BLOG do Aluno"
JUSTIFICATIVA
Oferecer aos
alunos da escola a oportunidade de adquirir conhecimentos específicos de
informática, bem como, uso de programas aplicativos, dentre outras ferramentas tecnológicas presentes na atualidade.
OBJETIVOS
Qualificar o aluno para operar com as diversas ferramentas computacionais, ou seja, programas de computador voltados para a produtividade e que possam usufruir e produzir cada vez mais e melhor durante a vida acadêmica.
METODOLOGIA
Aulas práticas no laboratório
de Informática com atividades voltadas aos temas de classe e experiências com
atividades voltadas para a produção acadêmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário