quinta-feira, 20 de março de 2014

Homenagem aos 80 anos de Indaial

HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE INDAIAL
pelos alunos da Escola de Educação Fundamental Encano do Norte

Indaial - 80 ANOS





A Direção da escola, Sra. Jucineide A. Martins, juntamente com os demais professores comentou sobre a data comemorativa do município e destacou as atividades feitas pelos alunos e professores em comemoração dos 80 Anos de Emancipação Política do Município de Indaial. Ainda, parabenizou os professores pelas iniciativas.




Clique aqui e assista ao vídeo...



Conheça a História de Indaial

A colonização do município de Indaial teve início em 1860, por famílias oriundas de Armação, Itajaí, Camboriú e Porto Belo. Primeiramente a região era habitada por índios Carijós. Em 1863, o engenheiro Emílio Odebrecht, da colônia de Blumenau, subiu o Rio Itajaí-Açú, até a confluência dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste, registrando a existência de habitações na barra do rio Benedito, onde hoje se situa a cidade de Indaial. Com a implantação da colônia de imigrantes alemães, a população já estabelecida ficou na vizinhança do núcleo, até que o desenvolvimento deste, ocasionou o movimento dos sertanejos para outras terras, ainda não ocupadas. Os primeiros imigrantes que se estabeleceram na colônia foram: Júlio Stadoli, Guilherme Schroeder, Augusto Rechberg e outros. Em 1886, foi criado o distrito de Indaial, o qual foi elevado a Município em 1893, e extinto em 1897.Em 21 de março de 1934, foi instalado oficialmente o município de Indaial, desmembrando-se de Blumenau.  Clique aqui e leia muito mais...

Nossos agradecimentos a Professora Simone Blunk e Escola Básica Municipal Profª. Anna Alves Dias pelo material fornecido.

A Direção
E.E.F. Encano do Norte 2014

segunda-feira, 17 de março de 2014

MATEMÀTICA - Brincando de fazer contas...



O objetivo desta atividade foi estimular o aluno a fazer contas de adição e subtração de um jeito divertido utilizando os dados. Obtivemos um resultado positivo e interativo entre os alunos e a professora.

 



   

[veja todas as fotos na barra lateral do Blog...]

quinta-feira, 13 de março de 2014

Dia da Poesia - 2014




 



Desenvolver a oralidade é uma das habilidades que se espera nos primeiros anos de escolaridade. Nas turmas de pré-escola, é possível fazer isso de diversas formas. Brincadeiras cantadas, como músicas e cantigas de roda, ou faladas, como trava-línguas  e parlendas, sempre são bem recebidas nessa idade. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil prevê que os conteúdos ligados a essa área devem ser divididos em três blocos nas classes de 4 e 5 anos de idade: falar e escutar, práticas de leitura e práticas de escrita. Assim, num bom trabalho com esse tema a oralidade, a leitura e a escrita são apresentadas às crianças de forma integrada e complementar. O objetivo é potencializar os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças. Leia mais...



ASSISTA AO VÍDEO DA HOMENAGEM



M U R A L   D E   A T I V I D A D E S







Veja todas as imagens na barra lateral do Blog...

E.E.F. Encano do Norte 2014
Professores e alunos !


sexta-feira, 7 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher

08 de Março
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
pelos alunos da Escola de Ensino Fundamental Encano do Norte


Os alunos da Escola de Educação Fundamental Encano do Norte homenagearam o Dia Internacional da Mulher com uma apresentação em vídeo e declamação de poemas pelos alunos do 8º Ano, 7º Ano e 6º Ano, Matheus, Camila, Naira e Pedro.
No momento, a Diretora da Escola, Sra. Jucineide A. Martins comentou sobre a data e parabenizou todos os alunos em especial o professor regente, Sr. Gelásio do Nascimento.


  



Um pouco mais sobre o Dia da Mulher...
Qual a verdadeira origem do dia da mulher, como surgiu essa data comemorativa tão importante e de grande significado na cultura moderna? Primeiramente algumas curiosidades sobre o dia internacional da mulher. Não podemos estipular datas pois o reconhecimento dos direitos das mulheres foi uma luta que iniciou-se no século XIX e após uma série de eventos e protestos fizeram com que sua voz incomodasse os grandes empresários do meio têxtil que pagava salários baixos e explorava as mulheres a exaustão.
Nesse perído, no dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova York, essas mulheres se uniram e fizeram um grande protesto em prol de melhores condições de trabalho, redução da jornada de trabalho e salário justo. Esse evento, foi o primeiro a causar impacto na sociedade e por ser um marco do movimento estipulou-se o 8 de março como dia Internacional das Mulheres. Muitas pessoas creditam o dia da mulher ao incêncio da fábrica têxtil da Triangle Shirtwaist, que coincidentemente também ocorreu na cidade de Nova York no dia 25 de março de 1911, onde 146 trabalhadoras morreram queimadas por não conseguirem sair a tempo de dentro da fábrica.
Erroneamente muitas pessoas creditam a essa tragédia como um ato de tirania do empregador que trancou as mulheres e ateou fogo por elas exigirem melhores condições de trabalho. Essa história é falsa e nunca ocorreu, o incêndio sim e as mortes são verídicos, mas foi um trágico acidente.
Depois desse acontecimento, nas décadas de 20 e 30 houveram algumas comemorações, mas pouco a pouco no mundo machista do inicio do século XX as mulheres foram perdendo sua voz e a data caiu no esquecimento.

Clique na Imagem e assista ao vídeo da Homenagem
 

Assista também ao vídeo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no Portal Google
https://www.google.com.br/
Clique aqui

M U R A L   D E   A R T E S
pelos alunos das séries iniciais
Profª. de Artes: Andréa Fouquet Schunke 




E.E.F. Encano do Norte, março de 2014